terça-feira, 2 de agosto de 2011

Especialização ou visão mais ampla?

Começo esta postagem com uma frase que li há tempos e achei interessantíssima: "A própria ciência fragmentou-se em física, biológica e humana. A abordagem disciplinar das universidades, com sua típica e fragmentada metodologia, produziu o 'especialista', esse exótico personagem que sabe quase-tudo de quase-nada. É a visão especializada, com sua superênfase na parte, desconectando-se do 'Holos', conduzindo-nos literalmente à beira de um abismo" (Roberto Crema em "Introdução à Visão Holística", 1989).
Infelizmente, nos dias de hoje, as universidades formam cada vez mais indivíduos que não tem o conhecimento mais amplo sobre a carreira que escolheram. Elas já oferecem cursos que se iniciam nas especializações, quando o correto deveria ser o contrário: iniciar pela visão ampla, global, mas não superficial, abrangendo todos os fundamentos possíveis, todas as áreas possíveis, para formar indivíduos como amplos conhecimentos daquilo que estudaram. Aí sim, o próprio indivíduo escolherá se será melhor se especializar ou não ou se para a sua prática profissional é melhor ter um conhecimento apurado do todo.
Infelizmente, hoje em dia também se dá maior valor para quem tem MBAs e formação em cursos que visem a especialização, por exemplo, ou seja, o direcionamento específico para determinada visão. Nosso julgamento, nossa atuação como profissionais será tanto melhor quanto melhor pudermos ver um determinado assunto sob os mais variados prismas.
É necessária a diversificação, o "abrir a mente" ao invés de nos afunilarmos cada vez mais.
Em determinados casos e cada vez são mais numerosos, aquele que segue somente um caminho, sempre com as mesmas teorias, sempre com os mesmos conhecimentos e fundamentos, sabendo-os como a palma de sua mão, é como aquele que viaja para um determinado destino, sempre traçando o mesmo trajeto: ele sempre verá a mesma paisagem, as mesmas pedras no caminho, as mesmas flores. Uma ou outra coisa pode ainda mudar um pouco seu lugar, mas serão sempre as mesmas.
Ao passo que aquele que traça um trajeto diferente a cada dia, no final conhecerá todas as pedras de todos os caminhos e todas as flores do mundo inteiro. E muito bem!
Uma ótima semana a todos!





www.cedop.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário