Tivemos mais uma pobre demonstração de futebol, encenada neste último final de semana pela Seleção Brasileira, quando foi desclassificada da Copa América. Longe de mim fazer qualquer tipo de comentário com relação à técnica do jogo, já que não sou profunda entendedora deste esporte, mas posso sim falar da total falta de comprometimento dos jogadores, aliás, quadro que só se repete. Posso falar sim da arrogância e da falta de brilho. Isso qualquer cidadão vê.
Tiro o meu chapéu e dou os parabéns ao hoje comentarista Casagrande. Em poucas palavras, logo após o término do jogo, ele disse o que muitos de nós sentimos e gostariamos de dizer.
Não somente os jogadores, mas o próprio brasileiro, no que se refere ao futebol, precisa aprender a ser mais humilde, a respeitar o adversário, seja ele quem for. Precisa aprender que não se entra em campo com o jogo já vencido, só porque são reconhecidos mundialmente já há longa data (aliás, já não é mais tão assim), como os melhores do mundo ou só porque ganharam cinco campeonatos mundiais. Isso não resume tudo e o Brasil já não é mais o melhor futebol do mundo. A "era" do futebol arte já passou e o brasileiro ainda vive destas glórias já bem ultrapassadas. Quem sabe se esse fanatismo desenfreado fosse levado para outras áreas, que não só o futebol, o Brasil fosse mais valorizado e querido pelo seu povo.
Espero, de coração e ansiosamente, pois ainda não vi nenhuma mínima mudança na mentalidade das pessoas, que o ocorrido tenha servido pelo menos como uma reflexão, para que nós, brasileiros, comecemos a pensar o futebol de forma mais realista, madura e justa para que, assim, nosso Brasil passe a ter a admiração sincera que merece.
www.cedop.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário