terça-feira, 24 de maio de 2011

Orgulho do Brasil

Eu nasci fora do Brasil. Vim do Uruguai para cá bem nova ainda, com meus 6 aninhos e lembro que, quando quis me naturalizar brasileira, me perguntavam: "Por que você quer se naturalizar? Ainda se fosse em outro pais? Mas querer se naturalizar brasileira que vantagem pode ter?" E eu respondia: "Tenho orgulho do Brasil e quero poder votar. Quero muito votar!" Ouvi essas indagações inúmeras vezes e vi as expressões de incompreensão tantas outras. Ninguém conseguia entender porque uma estrangeira podia querer se naturalizar como sendo de um pais do qual nada temos para nos orgulhar, um pais pobre, miserável, onde só acontecem desgraças, corrupção, etc, etc, etc, na concepção deles.
Era a minha convicção. A convicção de que este sempre foi sim, um pais abençoado por Deus. A convicção de que aqui está o futuro, mesmo que muitos mostrem aquele sorriso de desprezo "ahann, futuro, né?", dizem eles. Sempre acreditei que as coisas no nosso mundo começariam a melhorar a partir de paises como o Brasil.
E minhas convicções começam a se afirmar cada vez mais a cada notícia que escuto ou leio sobre pequenos, mas grandes feitos nesta nossa terra. Pequenos porque não são divulgados, porque não é interessante que se saiba que tem gente defendendo este pais lá nos bastidores. Porque, claro, se existem defensores, é porque alguém ou "alguéns" andam ou andaram fazendo coisas muito erradas.
E, junto com este pais, com os inúmeros recursos naturais e vastidão de terras, vão todos os outros. Está já bem mais do que na hora de nos darmos conta, pois o resto do mundo já se deu, da importância do Brasil para o mundo. E grandes feitos, porque são puramente do coração, para defender terras, animais e tudo que é nosso. Feitos que engrandecem, que recuperam, que replantam, que preservam.
Muitas coisas bonitas, persistentes, de muita luta, estão sendo feitas neste nosso Brasilzão e pouca gente sabe. Muitas coisas estão sendo feitas para a preservação da vida animal e da flora, pois se isto não for feito, nossa vida acaba também. Como um exemplo que, quando soube, achei lindo pela força e determinação e, ao mesmo tempo, me encheu os olhos de lágrimas, porque pensei "a que ponto chegamos para simplesmente deixar desaparecer uma vida?" Existem muitos trabalhos realizados pelas mulheres fundadoras da Associação Viva Verde da Amazônia (Avive), que, além de produzir óleos, velas e sabonetes, utilizando resinas, galhos, folhas e sementes sem derrubar nenhuma árvore, ou seja, utilizando-se da floresta "em pé", estão também à frente de um projeto que visa a recuperação do pau rosa, através de viveiros de mudas. Para quem não sabe, o pau rosa está extinto, graças a derrubada sem controle encabeçada pelos produtores do caríssimo perfume fancês Chanel nº 5, já que o pau rosa é a base deste perfume. Mas, o importante é que nem tudo o que está sendo feito vem de pessoas do povo ou daqueles que trabalham em projetos das prefeituras, por exemplo, ou de ONGs. Muito está vindo das mãos de empreendedores que também propõem um novo modelo de desenvolvimento, baseado na sustentabilidade. Este é nosso ÚNICO caminho: o da sustentabilidade. Nosso e do mundo. O caminho para devolvermos à Natureza aquilo que desordenadamente tiramos dela.
E assim, como eu mesma dizia que queria votar, é através do voto que também damos nossa contribuição, para colocarmos nos governos, pessoas que conhecemos, que sabemos quem são, quais seus históricos, de onde vieram. Mas por fontes éticas e dignas e não por um monte de informações absurdas que nos bombardeiam pela TV e internet, principalmente. É através do voto consciente, realista, sem preconceitos, que podemos colocar lá, desde um vereador, até aquele que vai poder instituir uma lei ou modificar outras para que as coisas continuem seguindo cada vez mais adiante.
É isso aí, pessoal, para aqueles que concordam comigo, vamos em frente! Vamos, cada um de nós, fazer nossa parte.
Beijos carinhosos a todos!






www.cedop.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário