terça-feira, 17 de maio de 2011

Darwin estava errado??

Pois é, pasmem, mas ainda bem que continuam aparecendo pessoas que contestam aquilo em que se acreditou por décadas. Eu, na minha modesta opinião, acho ótimo que estas coisas aconteçam, pois mostra que o homem está em constante mutação, sempre em transformação. O ser humano se adapta sempre, modifica seus comportamentos, sua forma de pensar, então o que foi comprovado em outras épocas, por simples observação ou por pesquisa, pode não ser mais válido para os dias de hoje, se levarmos em conta a forma pela qual o ser humano tem evoluído.
Dentro desta vasta gama de pessoas "revolucionárias", está o sr. Samuel Bowles (bowles@santafe.edu ou bowles@unisi.it), economista americano pela Universidade de Harvard e com vastíssimo curriculum, inclusive em Ciências Comportamentais, que, após pesquisas realizadas durante muitos anos em diversos países pelo mundo, dá a si próprio o direito de dizer: "Darwin estava errado".
Isto porque, como resultado destas inúmeras pesquisas, ele chega à feliz conclusão de que a seleção natural nas espécies, ao contrário do que dizia Darwin e do que acreditam biólogos e economistas, por exemplo, pode produzir espécies altruístas e cooperativas, ao contrário de completamente egoístas. Segundo, Bowles, "o comportamento humano é muito mais complexo do que a teoria da evolução supõe".
E, ao pensarmos em evolução, que é um processo demorado e visto que já se podem constatar os resultados positivos destas pesquisas feitas juntamente com antropólogos e economistas, podemos começar a suspirar com um pouco mais de alívio ao perceber que o ser humano caminha para dias melhores. Muitos não acreditarão, pois fazem parte daquele grupo enorme de pessoas para as quais o homem não tem mais solução, pois é um caso perdido.
Mas a verdade não é bem essa. Desde os primórdios da espécie humana, tem-se provas de que são os comportamentos cooperativos aqueles que dão certo. Segundo as pesquisas de Bowles, os grupos que "seguem adiante" na perpetuação de sua espécie, que se reproduzem em larga escala são os cooperativos. Os egoístas não "vingam". Eles sucumbem vítimas do próprio egoísmo. E a esperança é que, assim, ano após ano, o homem vá tornando sua imagem, seus valores, suas metas cada vez mais fortes em prol de um mundo mais bonito.
Vale muito a pena ler a reportagem toda. Para aqueles que se interessarem é só acessar o site da Revista Istoé (www.istoe.com.br). A reportagem foi veiculada no dia 23/3/2011, com o título "Charles Darwin estava errado".
Beijo carinhoso a todos!





www.cedop.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário