quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uma ótima idéia!

Estava eu lendo alguns artigos numa revista na semana passada e me deparei com um deles, o mais interessante de todos.
Dentro do assunto da exploração da terra de forma ecologicamente correta, alguns paises produtores de vinho estão preocupados com a utilização de métodos que não sejam prejudiciais à natureza. Podemos citar a Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e África do Sul como alguns destes paises que têm procurado investir no uso racional da energia e água na reciclagem, na eliminação de agrtóxicos e até no uso de animais para o combate as ervas daninhas. E claro, o planeta agradece!
Às vezes, pensamos que qualquer tipo de medida que seja tomada para ter atitudes ecologicamente corretas, irá nos custar muito dinheiro ou talvez teremos que investir muito em tempo, mas, em muitos casos, essas atitudes são fáceis de serem tomadas e baratas, e melhor, estão à nossa disposição, se nos propusermos a observar bem o meio no qual vivemos.
Estes produtores estão preocupados em utilizar meios que a própria natureza oferece gratuitamente, como a utilização da energia solar, da reciclagem e compostagem, o controle natural de pestes com a atração da insetos benéficos, a criação de ovelhas para o controle das ervas daninhas, instalação de ninhos artificiais para atrair aves que se alimentam de roedores que prejudicam as plantações e por aí vai.
Como percebem, nada tão complicado e disponível na natureza. Aliás, ela sempre nos dá muitos presentes, que muitas vezes não enxergamos. A única preocupação é que haja a certeza de que estes produtores (que fazem parte de um programa especialmente criado para vinicultores e que lhes proporcionará certificações em seus vinhos) realmente se engajem nesta luta.
Tomara que, além de tudo o que vem sendo feito aos poucos por aqueles que vivem da terra, outros produtores também tenham idéias maravilhosas como estas.
PARABÈNS!!





www.cedop.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário