A primeira vez, me senti, ao mesmo tempo, feliz e surpresa, ao ver a propaganda anunciada pela revista Veja, por sinal, muito bem feita e com uma narração perfeita e convidativa, onde se incentiva o telespectador a pensar, a refletir, a "coçar" a cabeça como o próprio narrador diz, mas não aquele coçar por fora, mas por dentro. Uma idéia inteligente que, de fato, convida as pessoas, ao contrário do que sempre se viu em termos de informação no Brasil, a refletirem com suas próprias idéias. Sem nada pré-concebido ou guiado por outros. Confesso que me é um pouco difícil entender o real motivo por traz de uma propaganda assim, tão respeitosa com relação ao direito do livre arbítrio que todos temos, vinda de uma revista como a citada acima, mas aqui, nesta postagem, vou me reservar somente o direito de comentar um pouco a mensagem clara desta propaganda e a importância de que esta atitude realmente aconteça na cabeça do cidadão comum. É muito importante que se fale mais abertamente e cada vez mais sobre a importância que existe na reflexão, no pensar, em cada um ter suas opiniões próprias. Esta liberdade sadia de formar, cada um, sua própria opinião sobre qualquer assunto. A liberdade de cada um buscar a informação onde quer que acredite ser melhor. A liberdade para concordar ou não, para discutir diversos assuntos com quem quer que seja. E tudo isto nos traz novas pessoas e também uma nova maturidade para aceitar que nem sempre as coisas acontecem como nós acreditamos que deve ser. Esses direitos, o brasileiro nunca teve, não sabe o que é.
A segunda vez, que foi ontem, me senti ainda mais surpresa por ver que outras mídias também tinham representantes utilizando exatamente a mesma idéia. Foi lendo uma revista chamada "Somma", que circula na região de Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana, que me deparei com o caderno intitulado "Caderno Neurônio" (bem direto, não?). Eles se explicam: "Iniciativa da VERO e da Revista Somma para o fomento da reflexão sobre temas relevantes em prol de uma sociedade mais criativa, humana e equilibrada". Deus, quem, em qual tempo neste Brasil, se preocupou com ciriatividade? Com ser mais humano? Equilíbrio? A proposta é basicamente a mesma que a revista Veja, só que com uma maquiagem diferente: o convite à reflexão livre.
Parabéns!! Belas iniciativas, contanto que fiquem atentos a dois fatores. O primeiro é, no caso da revista Somma, abrir as portas para a reflexão, utilizando as palavras dos colunistas como meros "pontapés iniciais" e não como guias e o segundo é o contato com os mistérios da caixa de Pandora. A reflexão está diretamente ligada à história de cada indivíduo e à sua maneira de entender a vida e se relacionar dentro de uma sociedade. Desta forma, temos que estar preparados para as mais variadas reflexões, que precisam ser respeitadas.
Assim, que venha o dom da palavra, das discordâncias e dos denominadores em comum!! Esta é a única e nunca reconhecida maneira de se evoluir dentro de uma sociedade.
www.cedop1.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário