quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Novidades sobre o CEDOP!

Olá, pessoal! Já me desculpando pela ausência de alguns meses, gostaria de colocar-lhes aqui uma novidade com relação aos trabalhos desenvolvidos pelo CEDOP Centro de Desenvolvimento Organizacional e Pessoal.
É um projeto que foi pensado e colocado em prática durante os últimos meses de 2012 e que tem como objetivo, o suporte às famílias expatriadas que vêm para o Brasil, na grande maioria, sem o preparo necessário para que a adaptação a uma nova realidade aconteça de forma mais amena.
Abaixo, coloco, na íntegra, uma descrição mais detalhada deste projeto.
Obrigada pela atenção!
 
 
INTRODUÇÃO:
 
 
O Grupo APOIO é uma ramificação dos trabalhos de Orientação Pessoal, realizados pelo CEDOP (www.cedop.net),  que visa atender famílias expatriadas, moradoras no município de Barueri e arredores.

O CEDOP (Centro de Desenvolvimento Organizacional e Pessoal) é uma empresa que realiza trabalhos em Orientação Organizacional e Orientação Pessoal e/ou Atendimento Clínico, tendo sempre a Psicologia como principal pano de fundo para qualquer um dos acompanhamentos.

No Atendimento Clínico / Orientação Pessoal , nosso foco principal é detectar a fonte de conflitos pessoais do cliente e ajudá-lo nesta descoberta, proporcionando-lhe, dentro do possível, o entendimento de seus próprios processos, para que ele possa ter uma vida plena, sem empecilhos e feliz. Procuramos, como ponto principal, melhorar a qualidade de vida do cliente, apoiando-o em sua trajetória para a conquista de metas e, a cada encontro, nos preocupamos em proporcionar-lhe momentos de descontração.


 




PROPOSTA:
 

Neste caso específico, a proposta do Grupo APOIO é uma parceria com a família expatriada solicitante dos serviços, com o objetivo de amenizar o trauma do desligamento de sua terra natal, dando-lhe total assistência para sua adaptação ao novo país. Esta transição torna-se mais tranquila quando há uma compatibilidade de idiomas, visto que tudo pode ser feito, quando necessário, utilizando o inglês ou espanhol.

Esta assistência deve ser direcionada, visando dois pontos principais:

* Apoio à dinâmica familiar, levando em consideração o conteúdo psicológico. Desta forma, faz-se um acompanhamento mais próximo a todos os integrantes do grupo familiar, principalmente a mulher/mãe, para que possa ocorrer uma rápida integração ao novo ambiente.

* Ao mesmo tempo e para que o item acima possa ter sucesso, é necessário que haja o apoio à organização do lar, de acordo com novos hábitos, levando em consideração a administração dos serviços domésticos.

Cabe salientar que, dentro do item acima o Grupo APOIO  recorre ao auxilio de outros profissionais, sempre que necessário, para que o resultado seja sempre positivo.

APOIO À DINÂMICA FAMILIAR:
 

O objetivo é ajudar a cuidar da dinâmica da família expatriada no que se refere aos aspectos psicológicos, ou seja, procurar uma forma de vincular os dois momentos desta família: antes e depois da vinda ao Brasil.

Antes, esta família construiu uma história em seu país de origem e está fortemente vinculada a ela. Depois, ela passará a construir uma nova história aqui, com características completamente diferentes. Vincular as duas histórias faz com que esta família consiga dar continuidade à sua vida de forma saudável.

Estes são alguns procedimentos que podem ajudar neste processo:

- como forma de terapia breve, elaborar o histórico desta
 
  família antes da vinda para o Brasil;

- propor visitas e/ou passeios para que eles possam entrar em

  contato com a cultura e os costumes locais;

- promover a integração destas pessoas à comunidade onde

  estão inseridos;

- auxiliar na procura de uma nova escola e na integração dos

  filhos a esta nova  realidade;

- propor locais para lazer;

- propor formas mais fáceis de realizar as tarefas diárias e

  rotineiras de uma casa, como pagamento de contas, compras,

  etc.

APOIO À ORGANIZAÇÃO DO LAR:
 
O objetivo é dar apoio à família para que ela possa organizar a administração dos serviços domésticos, dependendo dos empregados que houver na casa, além da administração, a princípio, das compras necessárias para o sustento diário da família.

A lacuna que existe pela diferença entre os idiomas e pela família não saber ao certo como organizar o trabalho dos empregados, acaba criando situações de desconforto. Por isso, este apoio é de extrema importância para que a família possa se sentir mais tranquila, sabendo que tudo caminha bem com aqueles que cuidam da casa.

As atribuições deste acompanhamento são:

- supervisionar os empregados dos serviços gerais da casa,

  ajudando-os na organização das tarefas, que podem ser

  divididas assim:

     * higiene e limpeza (empregada diarista ou

      mensalista/faxineira)

    * servir e arrumação dos ambientes (copeira)

    * jardinagem (jardineiro)

    * preparo da alimentação (cozinheira)

- supervisionar os empregados de maior confiança (quando

  houver), por estarem mais ligados ao dia-a-dia dos adultos e,

  principalmente, crianças, como: babá e motorista;

- organizar as compras necessárias para as necessidades diárias

  da família;

-auxiliar na seleção e admissão dos empregados, quando ainda

  não houver.





www.cedop.net

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário